Surfando no Centro de Portugal

Surfando no Centro de Portugal

O surfe é um dos esportes mais praticados na região do Centro. Visitantes do mundo inteiro procuram essa parte do país com o intuito de testar os próprios limites e superar grandes desafios. Muito popular desde a década de 1990, as praias que apresentaremos a seguir são excelentes opções para treinamento e competição entre atletas profissionais, além de destinos ideais para o turismo.

Praia da Barra

Muito próxima de Aveiro, a praia da Barra é muito extensa e oferece uma infraestrutura impecável. Situada entre as Dunas de São Jacinto e a praia da Costa Nova, o local reúne tradições seculares da pesca e hot points para prática de surfe. Um verdadeiro mosaico cultural.

Buarcos

Esta praia é perfeita para aqueles que querem se aventurar nas tubulares, que são aquelas formações em que o surfista fica “dentro” da onda. Além disso, a onda de Buarcos é considerada a onda direita mais longa da Europa, ideal para surfistas iniciantes, que querem evoluir na prática do esporte.

Nazaré

Dona de um dos maiores fenômenos da natureza, as ondas gigantes em Nazaré se chocam contra a costa atraindo surfistas para verdadeiros desafios, como a esportista carioca Maya Gabeira, que, recentemente, surfou uma onda de 24 metros – o equivalente a um prédio de oito andares.

Se visitar essa praia durante a época das grandes ondas, não se arrisque. O local é indicado apenas para surfistas profissionais que já possuam experiência nessa aventura tão radical. Para os iniciantes ou curiosos, é possível observar o fenômeno a partir do famoso Forte de São Miguel.

Peniche

Reconhecida como o melhor e mais consistente local para surfar em Portugal, a Península de Peniche oferece uma costa para o norte e para sul do oceano. Em 15 quilômetros de litoral, o visitante encontra excelentes condições diárias independente da direção da ondulação e do vento. São cerca de 20 locais para treinar, com opções que se adequam também àqueles que desejam iniciar uma carreira profissional.