Dica de restaurante: Mesa de Lemos

Dica de restaurante: Mesa de Lemos

Nunca deixe para escolher o restaurante na hora de fome. Há recantos inesquecíveis que não estarão na esquina do hotel em que você estiver hospedado nem no centro da cidade visitada, ao lado de seus principais pontos turísticos.

Um bom exemplo disso é o Mesa de Lemos, um restaurante português que oferece uma verdadeira viagem gastronômica. Ele fica a apenas 20 minutos de Viseu, cidade da região do Centro de Portugal, em uma propriedade rural que produz vinhos, azeites e mel, a Quinta de Lemos.

Comandado pelo ambicioso chef Diogo Rocha, o restaurante é uma oportunidade de conhecer mais da cultura portuguesa. Com pouco mais de cinco anos de história, o estabelecimento aposta em uma gastronomia sustentável, com produtos regionais trabalhados com imaginação e técnicas consoantes com a cozinha contemporânea.

São utilizados apenas os melhores ingredientes, para obter os sabores mais puros. A genialidade do chef é aliada a um respeito profundo pela natureza e pelas estações do ano. O resultado são pratos deliciosos e ousados, com belas apresentações e nomes que remetem ao seu local de origem, como o bacalhau “De Islândia”, a couve-flor “De Nossa Horta” e o porco “Do Montado Alentejano”.

O ambiente é sofisticado e moderno, mas acolhedor, com vista para os vinhedos da Quinta de Lemos e os campos ao redor. Os vinhos ali produzidos harmonizam perfeitamente com o menu, ajudando a marcar as refeições na memória dos visitantes.

Muito exclusivo, o restaurante funciona para o jantar de quarta-feira a sábado e para almoço apenas às sextas-feiras e domingos. Por isso, indicamos que faça uma reserva antes de ir até lá.