Dez experiências únicas para viver na Ilha da Madeira

Dez experiências únicas para viver na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é o destino perfeito para viver momentos inesquecíveis, com suas paisagens impressionantes, povo acolhedor e hotéis maravilhosos. Confira a nossa lista de dez experiências que o destino pode proporcionar!

Ver golfinhos e baleias

Imagine presenciar o balé de golfinhos e baleias durante um passeio de barco em meio ao Oceano Atlântico? Esses animais marinhos nadam livremente pelas águas que cercar a Madeira, e é possível vê-los de perto em seu habitat natural, brincando e espirrando água por aí.

Provar frutas exóticas

Foto: Greg Snell

Graças às excelentes condições climáticas, que permitem o cultivo de diversas plantas, a Madeira possui uma variedade enorme de frutas exóticas, até mesmo para os brasileiros, como o maracujá roxo, anona e ginja. Basta uma visita ao Mercado dos Lavradores para provar uma delas!

Nadar em piscinas naturais

Foto: Francisco Correia

Os cenários de origem vulcânica proporcionam, em alguns pontos da costa, piscinas naturais formadas por rochas, onde o mar entra naturalmente. As águas calmas e cristalinas convidam a um mergulho refrescante, com a vista impressionante do oceano.

Explorar uma floresta icônica

A Ilha da Madeira é lar da Floresta Laurissilva, que só existe nessa região do Atlântico e é declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. A sensação de estar pertinho de uma flora tão única é enriquecedora, e você ainda pode conhecer as lauráceas – árvores que deram o nome à floresta – em tranquilas caminhadas pelas trilhas espalhadas pelo destino.

Aproveitar uma praia de nove quilômetros

Porto Santo, a segunda ilha habitada do arquipélago da Madeira, é um paraíso para quem ama uma praia. Com uma faixa de areia de nove quilômetros de extensão, recebeu o apelido de Ilha Dourada. Suas águas cristalinas e areia clarinha possuem propriedades terapêuticas comprovadas, ricas em minerais como magnésio, cálcio, fósforo e estrôncio.

Descobrir como é feito um dos vinhos mais famosos do mundo

Para os amantes de vinho ou apenas curiosos, é possível descobrir os detalhes da produção do vinho Madeira, famoso no mundo todo pelo seu alto teor alcoólico, excelente qualidade e ótima longevidade. Esses passeios sempre terminam com uma deliciosa degustação.

Aventurar-se em cavernas

A Madeira conta com um percurso subterrâneo de um quilômetro, formado há quase 900 mil anos devido à atividade vulcânica. São as Grutas de São Vicente, que estão abertas para visitação. Durante o passeio, é possível saber mais sobre a origem do arquipélago.

Conhecer uma ilha desabitada

O destino também tem ilhas e ilhotas desabitadas, como as Desertas e as Selvagens. As primeiras são classificadas como reserva natural e você pode conhecer em uma excursão de barco, com paradas para nadar fazer snorkeling. Você ainda pode encontrar os moradores mais célebres dessas ilhas, as focas monge, uma das mais raras espécies de foca do mundo.

Desfrutar de vistas de perder o fôlego

Foto: Francisco Correia

Devido ao seu terreno montanhoso, a ilha tem diversos mirantes espalhados pelos seus pontos mais altos. É impossível não se impressionar com a vistas dos vales, falésias e vilas charmosas.

Ver flores exóticas

Foto: Carlos Viveiros

O clima ameno na Madeira permite o cultivo de diferentes espécies de flores, vindas de várias partes do mundo. Essas belezas podem ser admiradas em diversos pontos da ilha, como jardins e praças, que encantam os olhos pela variedade de cores e formas.