Conheça o desafio Madeira Island Ultra Trail

Conheça o desafio Madeira Island Ultra Trail

Imagine atravessar todos os cenários da Madeira a pé, indo de uma ponta da ilha até a outra, passando por florestas e montanhas em um trajeto de mais de 100 km. Pois é isso que centenas de atletas fazem anualmente no Madeira Island Ultra Trail (MIUT). O desafio ocorre desde 2008, atraindo atletas bem preparados a se aventurarem pelo terreno radical da Madeira.

Este ano, o evento acontece no dia 28 de abril partindo de Porto Moniz. As provas também variam de acordo com a preparação física dos participantes. A categoria MIUT é considerada a mais difícil, com um percurso de 115 quilômetros que pode durar até 32 horas; já a MINI, com apenas 16 km, dura cerca de quatro horas. Estes são os prazos limite instaurados pelas regras da competição. Os atletas também precisam utilizar todo o equipamento necessário conforme a regulamentação. O vencedor do MIUT é aquele que chegar em Machico no menor tempo.

Os visitantes e moradores entram na torcida e podem assistir aos competidores em pontos específicos da trilha onde eles irão passar. Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de inscrição e ter a idade mínima de 17 anos para a prova MINI, e 19 para as demais. Confira mais informações sobre o evento clicando aqui.

Em 2017, surgiu na Madeira a marca Madeira Ocean Trails, que pretende divulgar as mais diversas atividades realizadas nas trilhas do arquipélago, que contam com belíssimas paisagens, muitas delas no coração da floresta Laurissilva. A MOT é um espelho da singularidade das trilhas da Madeira, que une sua beleza exótica e vistas impressionantes de mar e serra ao prazer de estar junto à natureza.