24 horas em Viana do Castelo

24 horas em Viana do Castelo

Localizada a menos de uma hora do Porto, Viana do Castelo é uma cidade charmosa e agradável à beira do mar e na foz do rio Lima. Confira abaixo o que você pode fazer durante um dia neste destino do Norte português.

Comece o itinerário pelo Forte de Santiago, junto ao rio, que oferece um mirante inesquecível para o mar e a cidade. De lá, aproveite para conhecer a Igreja da Nossa Senhora da Agonia, construída no século 17 e palco de festas tradicionais do mês de agosto.

A seguir, vale a pena passar pela Igreja e Convento de São Domingos, com seus altares de talha dourada, e pelo Museu de Artes Decorativas, que conta com uma bela coleção de faiança portuguesa antiga.

Próxima parada: Navio-Hospital Gil Eannes, que por décadas apoiou os barcos de pesca de bacalhau, e hoje tornou-se um museu sobre essa importante atividade da história do país. Aproveite para ver de perto como era um navio da época por dentro e conhecer mais sobre os pescadores de bacalhau, que eram considerados verdadeiros heróis.

De volta à terra firme, você pode curtir referências da arquitetura contemporânea de Portugal, como o Centro Cultural, projeto do arquiteto Siza Vieira, a Praça da Liberdade, desenhada por Fernando Távora, e a Biblioteca Municipal, de Eduardo Souto de Moura.

O Jardim da Marina é um bom lugar para descansar antes de continuar o passeio para o Centro Histórico, onde você irá visitar a Praça da República. Lá ficam os Paços do Concelho, a Casa e Igreja da Misericórdia e a Sé Catedral, a Igreja Matriz da cidade.

Encerre o dia na atração mais famosa de Viana do Castelo, que fica um pouco afastada do centro: a Basílica de Santa Luzia, uma construção belíssima que conta com uma vista deslumbrante da região.