10 motivos para visitar a Ilha da Madeira

10 motivos para visitar a Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é um verdadeiro paraíso em meio ao Oceano Atlântico. Confira dez motivos para visitar este incrível destino português:

1. A gastronomia

Criativa e absolutamente deliciosa, a cozinha madeirense é focada principalmente nos produtos do mar, apostando em temperos e frutas locais. As refeições por lá são verdadeiros banquetes, com iguarias de dar água na boca e experiências gastronômicas inesquecíveis.

2. A Floresta Laurissilva

Um local de natureza exuberante, a Floresta Laurissilva é um bioma rico e único no mundo. Esse ecossistema está espalhado pelas ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) e garante paisagens inesquecíveis.

3. As levadas

Para levar água do norte da ilha para o sul, foram construídos inúmeros canais de irrigação na Madeira, as chamadas levadas. Isso aconteceu há mais de quatrocentos anos, mas até hoje os caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa permitem que os visitantes relaxem e se conectem com a natureza.

4. A Fajã dos Padres

Você só consegue chegar neste pequeno oásis com a ajuda de um barco ou um teleférico. É um tesouro bem escondido que reúne tudo o que o destino tem de bom: praia, natureza e até um delicioso restaurante e casas para se hospedar.

5. As praias

Na Ilha da Madeira, você encontrará lindas praias de cascalho ou areia escura com água transparente, além de piscinas naturais fenomenais. Já Porto Santo, outra ilha do arquipélago, possui praias de areia dourada e água bem azul, onde se pode curtir muitos dias de sol.

6. Os madeirenses

Ao contrário de alguns destinos turísticos onde as pessoas não têm muita paciência com os viajantes, os habitantes da Madeira adoram os turistas e esbanjam hospitalidade.

7. Os hotéis

Dos mais charmosos aos grandes resorts luxuosos, não vai faltar um bom lugar para dormir neste destino. Há inúmeras opções de hospedagem de primeira, com quartos espaçosos e bem decorados, restaurantes deliciosos, piscina, spa e acesso ao mar.

8. Os cenários

Além das praias e da floresta, a Madeira tem montanhas, vinhedos, vilas charmosas e uma capital animada. Somando tudo, o resultado é arrebatador e garante cenários impressionantes, como mirantes com vistas de tirar o fôlego.

9. A fauna e a flora

Mergulhos no mar garantem encontros com tartarugas e peixes coloridos, além de lindos corais; em passeios de barco, é possível avistar golfinhos e baleias; nas florestas, há plantas incríveis, que não existem em nenhum outro lugar do mundo; mesmo nos mercados, pode-se comprar frutas exóticas, como o maracujá roxo ou a anona.

10. Turismo ativo

Você terá muitas opções de atividades, não importa se quiser relaxar ou prefira viver emoções em meio à natureza. Há caminhadas, passeios de mountain biking, escaladas, canyoning e outras opções que garantem muita adrenalina.